Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

57º Conune: confira a programação em detalhes

05/07/2019 às 15:00, por Da Redação.


”Mais livros e menos armas” é o tema da campanha que será lançada durante a abertura

Começa em Brasília na próxima quarta-feira (10) o 57º Congresso da UNE, o maior encontro da juventude organizada no país. A estimativa é que 10 mil estudantes universitários de todos os Estados participem do fórum até o domingo (14), quando irão eleger a nova presidência da UNE e definir os rumos da entidade no próximo biênio. O tema do congresso é “Na sala de aula é que se muda uma nação”.

Realizado na Universidade de Brasília (UnB) e no Ginásio Nilson Nelson, o congresso terá inúmeras atividades, como debates, grupos de discussão, atos políticos e uma grande passeata. Mais de 60 convidados participarão do encontro, entre congressistas, artistas, ativistas sociais, escritores, intelectuais e representantes da academia.

Confira abaixo detalhes da programação:

ABERTURA E CAMPANHA ”MAIS LIVROS MENOS ARMAS”

A UNE está fortemente mobilizada contra qualquer retrocesso na educação. Por isso, a campanha ”Mais livros menos armas” vai abordar a importância das escolas e universidades no combate à violência e desigualdade. Afinal, é na sala de aula que se muda uma nação!

DEBATES E GRUPOS DE DISCUSSÃO

Os debates do Conune têm início na quinta-feira (11). Neste dia acontecerão 24 debates divididos no período da manhã (10 às 13h) e da tarde (15 às 18h). Os temas abordam desde a situação do desemprego e a reforma da previdência até fake news e a defesa da universidade pública.

Na sexta-feira (12), acontecem os grupos de discussão. Movimento estudantil. educação privada e pública e entre outros temas serão debatidos de estudante para estudante durante toda a tarde do Conune.

PASSEATA ”NÃO MATEM NOSSO FUTURO”

Ainda na sexta, a UNE promoverá uma grande passeata que deverá parar as ruas de Brasília, em protesto aos cortes na educação pública e à proposta de reforma da previdência apresentada pelo governo.

Com o mote “Não matem nosso futuro: educação, desemprego e aposentadoria”, a UNE alertará sobre os perigos da aprovação de uma reforma que privilegia os mais ricos em detrimento da grande maioria da população trabalhadora do Brasil. A passeata se concentrará às 10h na Esplanada dos Ministérios.

ATO POLÍTICO EM HOMENAGEM AOS 40 ANOS DE RECONSTRUÇÃO

Em maio de 1979 acontecia na capital baiana o 31º Congresso da União Nacional dos Estudantes, um evento histórico: o chamado “Congresso da Reconstrução” marcava o fim de 6 anos sem a eleição de uma diretoria de forma direta, quando a pressão pelo fim da ditatura militar começava a tomar forma no país.

Não à toa, este congresso leva o número 57, tendo agora considerado o Congresso de refundação como o 31º da entidade.

O ato político em homenagem aos 40 anos de reconstrução da UNE acontece no sábado (13), no Ginásio Nilson Nelson, a partir das 10h.

ELEIÇÃO DA NOVA PRESIDÊNCIA

No sábado (14) os preparativos para a eleição da nova gestão já começam. Das 12 às 18h serão votadas as propostas de conjuntura, educação e movimento estudantil do Conune. No domingo (14) acontece o momento mais esperado: a eleição da nova diretoria e da nova presidência da entidade. Quem ganhar as eleições estará à frente de sete milhões de universitários e definirá os rumos e o posicionamento da UNE no próximo período. Já foram presidentes da UNE nomes como os senadores José Serra e Lindbergh Farias, o ministro Aldo Rebelo, os deputados federais Orlando Silva e Wadson Ribeiro. Nas últimas gestões, a UNE foi presidida por mulheres. Virgínia Barros, Carina Vitral e a atual presidente Marianna Dias completam a trilogia feminina à frente da entidade.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo