José Frejat

José Frejat nasceu em março de 1924, em Cururupu, no Maranhão. Ingressou na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ em 1947, sendo eleito representante de turma no primeiro ano e, em seguida, segundo secretário do Centro Acadêmico Cândido de Oliveira, do qual veio a ser eleito presidente em 1949.

Em 1950, foi eleito presidente da UNE, em reunião extraordinária, para concluir o mandato de Rogê Ferreira, que havia renunciado à presidência da entidade. Nessa época, Frejat também foi eleito presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFRJ.

Após concluir a faculdade, no início da década de 1950, José Frejat tornou-se um dos fundadores e secretário-geral do Movimento Nacionalista Brasileiro. Em 1958, trabalhou como redator-chefe de O Semanário, periódico carioca extinto pelo Golpe de 1964. Fez carreira política no Movimento Democrático Brasileiro, como procurador da Fazenda Nacional, vereador da Cidade do Rio de Janeiro (1975), deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro (1978). Em 1982, elegeu-se novamente deputado federal, mas pelo Partido Democrático Brasileiro, de onde saiu para assumir lideranças no Partido Socialista Brasileiro e no Partido da Social Democracia Brasileira.

Compartilhar: