Hélio de Almeida

Hélio Mello de Almeida nasceu no dia 12 de junho de 1919 no Rio de Janeiro e faleceu no dia 5 de abril de 2002 na mesma cidade.

Ingressou em 1939 na Escola Politécnica, hoje Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participou ativamente do movimento estudantil. Foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade do Brasil, em 1941, e foi eleito presidente da UNE, em 1942.

Nesse ano, envolveu-se no movimento em prol do fim da neutralidade do Brasil em relação à Segunda Guerra Mundial e do rompimento das relações diplomáticas com as potências do Eixo. Liderou a ocupação do Clube Germânia, que viria a se tornar a sede da entidade.

Foi ministro da Viação e Obras Públicas do governo João Goulart entre 1962 e 1963. Candidato vetado às eleições estaduais de 1965 no então Estado da Guanabara, do qual teria sido governador pela coligação PTB-PSD, não fosse a impugnação pela ditadura militar. Eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro de 1975 a 1979 pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Foi ainda presidente do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro em três oportunidades.

Compartilhar: