Gustavo Lemos Petta

Gustavo Lemos Petta nasceu em 26 de dezembro de 1980 em Campinas, São Paulo. Conviveu com a mobilização política desde pequeno, quando ouvia as histórias do pai, integrante da Ação Popular preso no emblemático Congresso da UNE de 1968 em Ibiúna SP), e da irmã, Ana Cristina Petta, presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas em 1992, um dos períodos mais agitados do nosso país com o impeachment do presidente Fernando Collor.

Em 1998, Gustavo foi eleito presidente da União Campineira dos Estudantes Secundaristas. Em 1999, iniciou o curso de Jornalismo na PUC-Campinas. Em 2002, venceu a eleição para presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE) de São Paulo. Não concluiu o mandato por ter sido eleito presidente da UNE em 2003, no congresso de Goiânia. Em 2005, Petta foi reeleito presidente da entidade.

Entre as principais conquistas de sua gestão estão a retomada do histórico terreno da UNE na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro. Após a vida estudantil, Gustavo Petta foi nomeado secretário de Esportes e Lazer de Campinas e eleito vereador de Campinas e deputado federal pelo PCdoB.

Compartilhar: