Weintraub retira UNE da Conaes e nomeia deputado empresário

Portaria do último dia 18 de fevereiro substituiu a representação estudantil pelo parlamentar Ricardo Holz (PHS-SP)

Portaria do último dia 18 de fevereiro substituiu a representação estudantil pelo parlamentar Ricardo Holz (PHS-SP)

A cadeira de representação discente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), originalmente pertencente à UNE, foi entregue no último dia 18 de fevereiro a um deputado estadual, empresário da educação privada.  O comunicado que informa a substituição é assinado pelo ministro da educação Abraham Weintraub.

‘’Colocar a representação discente nas mãos de um empresário é só mais uma prova do entreguismo de Weintraub e o desrespeito com a educação. Querem deixá-la para os tubarões do ensino, ao sabor do mercado, sem nenhum compromisso com o caráter público e de qualidade necessário às nossas universidades’’, falou o presidente da UNE Iago Montalvão.

O deputado escolhido para substituir a UNE tem participação em empresas de educação à distância e consultoria e gestão educacional.

Para Iago colocar um parlamentar na cadeira pertencente aos discentes, ou seja, estudantes, por si só já é um absurdo.

‘’Essa é mais uma retaliação ao movimento estudantil vinda do ministro. Porém, não iremos nos calar. Nós somos o principal foco de resistência e seguiremos assim’’, disse.

A CONAES

A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES é o órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES, instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Ela funciona como um importante instrumento de coordenação e supervisão dos processos de avaliação do ensino superior no Brasil.

A UNE fez parte da comissão desde sua criação, contribuindo  para impedir e amenizar a baixa qualidade, o sucateamento,  e garantir a ampliação da lupa estatal em relação ao serviço que as instituições privadas prestam no setor educacional.

Compartilhar: