Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

UEEs elegem novas diretorias e traçam os novos rumos do movimento estudantil

04/09/2019 às 16:57, por Renata Bars.


Entidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Rio Grande do Sul , Bahia e Amazonas já escolheram seus novos líderes

O movimento estudantil está em constante evolução, e, em época de congresso, esse processo é intensificado. Nas últimas semanas as Uniões Estaduais dos Estudantes de diversos estados elegeram suas novas diretorias após muito debate e exposição de ideias sobre a educação e os rumos do Brasil neste cenário de perda de direitos.

No Rio de Janeiro, a escolhida para estar à frente da UEE-RJ foi a estudante de jornalismo da Estácio de Sá Isabelle Bezerra. O congresso carioca contou com a participação de mais de 700 estudantes, que, reunidos, debateram sobre os ataques do Governo Bolsonaro à educação e aos direitos dos trabalhadores, o genocídio da população promovido pelo governo Witzel, a violação da autonomia universitária e a privatização da universidade pública representada pelo projeto ”Future-se”.

Congresso da UEE-RJ

Em São Paulo, o estudante da baixada Santista Caio Yuji foi eleito presidente da UEE do estado. Caio estuda Serviço Social na Unifesp. Este foi o 41° Congresso da entidade que debateu, entre outras coisas, a CPI das universidades federais. Na Bahia, a nova presidenta da UEB é a estudante de história da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) Layane Clara.

Caio Yuji, novo presidente da UEE-SP

Em meio à unificação das UEEs do Rio Grande do Sul, a estudante de direito da UFRGS Gerusa Pena assume a presidência.  No Mato Grosso, no congresso de reconstrução da UEE-MT a escolhida foi Luana Caroline, estudante de Zootecnia da Universidade Federal de Rondonópolis. No Amazonas, o novo presidente da UEE-AM é o estudante prounista João Victor. João estuda Direito na Ulbra e tem grandes  perspectivas para a construção da gestão, ”uma gestão plural que reúna estudantes do interior e da capital, bem como estudantes de universidades públicas e privadas, que tiveram acesso ao ensino superior através de políticas educacionais como Prouni, Reuni e Fies”.

Estudantes recebem a ex-deputada Manuela d’Ávila no Congresso da UEE-RS

‘’Os congressos são grandes momentos para o movimento estudantil, são mobilizações que reforçam nossas lutas nesse momento tão difícil do país. Parabenizo a todos os estudantes que estão iniciando suas lideranças nas UEES Brasil afora’’, falou o presidente da UNE Iago Montalvão.

Estudantes no Congresso da UEE-MT

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo