Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Princípio de incêndio na Fatec expõe perigos da falta de financiamento

19/11/2019 às 16:32, por Da Redação com informações UEE-SP.


Infiltrações na fiação geraram acidente na unidade Zona Leste; Estudantes reivindicam manutenção há meses

Um princípio de incêndio atingiu a sala do Diretório Acadêmico (DA) da Fatec Zona Leste, em São Paulo na manhã desta terça-feira (19).  O acidente ocorreu devido a uma infiltração na fiação, gerando um curto circuito na geladeira. Não há relatos de feridos. Segundo os estudantes, pedidos de manutenção e reparos foram feitos há meses, sem, contudo, haver uma resposta da direção.

‘’ O que aconteceu hoje é reflexo do descaso com o financiamento das FATECs. o governo de São Paulo pensa na expansão, mas não se preocupa com as estruturas das unidades. A comunidade acadêmica faz milagres para manter o funcionamento, mas acidentes como esse ficam na iminência de acontecer”, falou o presidente DCE Leo Argollo.

O corte de 30% nos recursos das universidades federais, anunciado pelo MEC no mês de abril atingiu também as Faculdades de Tecnologia, como é o caso da Fatec. As 65 unidades da rede estão espalhadas por 59 municípios do estado de São Paulo e possuem hoje cerca de 75 mil estudantes matriculados.

Para o presidente da UNE Iago Montalvão, o acidente demonstra o descaso com as políticas públicas de educação.

‘’Este é o projeto de universidade que o governo quer para o Brasil, uma universidade sucateada, com recursos escassos, pronta para ser entregue ao mercado, mas a UNE permanece na luta. Não vamos deixar que acabem com o nosso futuro’’, falou.

FOGO NA UFC

Na última terça-feira (12), estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) também denunciaram um princípio de incêndio na biblioteca do Centro de Humanidades e cobraram manutenção da reitoria por meio de nota assinada pelas entidades estudantis. Você pode conferir o documento aqui.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo