Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Nota de repúdio à violência na UFDPar (PI)

04/06/2019 às 19:16, por Cristiane Tada.


Estudante agrediu árbitra de jogo durante partida na quadra da universidade no dia 03 de Junho 
A Diretoria de Mulheres da União Nacional dos Estudantes vem manifestar por essa nota o repúdio à violência acometida no dia 03 de Junho contra a árbitra de futebol Eliete, que foi agredida com socos enquanto apitava uma partida de futsal na quadra da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) em Parnaíba/PI. A agressão teria ocorrido após a árbitra dar um cartão vermelho ao universitário Rodrigo Quixaba, que reagiu deferindo vários socos contra a mulher até que ela caísse no chão da quadra.
Nós mulheres sofremos diariamente violências em todos os espaços públicos e privados, e não são casos isolados. Travamos diariamente uma luta nos espaços, como o da universidade, para podermos nos sentir seguras e livres da violência machista que o patriarcado fomenta contra os nossos corpos.
Sabemos que os lugares do futebol e do futsal são majoritariamente masculinos e um espaço muitas vezes negado a nós mulheres. É preciso fazer um enfrentamento  para ocuparmos cada vez mais posições e assim transformarmos este cenário.
Diante do ocorrido, nós estudantes mulheres da UNE não podemos deixar que esse caso seja tratado como apenas mais um, pois segurança também é uma questão de permanência estudantil.  Nós mulheres queremos vivenciar a universidade e os esportes sem sermos violentas e agredidas pela opressão machista que nos cerceia. A auto-organização das mulheres é fundamental em cada universidade do Brasil, para que possamos criar ferramentas e propor um espaço universitário que nos permita viver sem violência.
04 de Junho de 2019
Diretoria de Mulheres da UNE
Diretoria de Mulheres da ANPG
Diretoria de Mulheres da UBES
Pular para o Conteúdo Pular para o Topo