Nota da UNE sobre o adiamento do Enem

Entidade comemora recuo do MEC em adiar a prova e destaca necessidade de comissão para acompanhar planejamento de novo calendário. Leia nota:

Nas últimas semanas a UNE e UBES fizeram uma pressão contínua pelo Adiamento do Cronograma do ENEM 2020, tanto das provas quanto das inscrições, com grande protagonismo dos estudantes nas redes sociais levando a tag #AdiaENEM aos assuntos mais comentados da internet diversas vezes, com um abaixo assinado (adiaenem.com.br) de mais de 350 mil assinaturas, ações na justiça, além de centenas de milhares de mensagens aos parlamentares.

A votação no Senado, por 75 votos a 1, e o recuo do MEC e do INEP com o anúncio oficial do adiamento das datas, representam grandes vitórias, fruto dessa intensa pressão dos estudantes e mais uma derrota vergonhosa para Bolsonaro e o Weintraub, reforçando a incapacidade deste governo para tratar da Educação.

Mesmo comemorando esta vitória de todos os estudantes, a UBES e a UNE seguirão em luta e atentas. Nossa pauta é que o adiamento ocorra pelo tempo necessário, de acordo com a prorrogação do ano letivo. Esta é uma importante decisão e ela precisa ser feita tendo como base uma discussão de uma comissão formada por representação de estudantes, professores, secretários de educação, profissionais da saúde, reitores, e outras organizações da área da educação em conjunto com o MEC e o INEP.

Seguimos na luta!

Compartilhar: