Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Inscreva-se no Sisu

22/01/2020 às 15:48, por Renata Bars.


Confira o passo a passo e escolha seu curso 

Atenção estudantes! As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já estão abertas e se você tem dúvidas em como fazer a sua, o site da UNE preparou um passo a passo explicativo.

E não se esqueça: você pode se inscrever somente até o dia 26 de janeiro.

Confere aí e boa sorte!

1) Atenção nas datas!

Em primeiro lugar, é preciso verificar o prazo de inscrições do SiSU no site sisu.mec.gov.br. Em 2020, as inscrições serão iniciam entre 21 e 24 de janeiro de 2020.

2) Login

Se o estudante participou do Enem 2019 e obteve nota superior a zero na redação, ele já está apto para participar do SiSU 2020/1. Informe o número de inscrição e senha do Enem no site sisu.mec.gov.br. Se você esqueceu essas informações, pode recuperá-las na Página do Participante do Enem. Suas informações pessoais do candidato também devem ser confirmadas e/ou alteradas nesta etapa.

3) Escolha os cursos

Na tela “minha inscrição”, o candidato poderá escolher até duas opções de cursos, por prioridade, na mesma instituição ou em universidades diferentes. Para fazer a primeira escolha, basta clicar em “fazer inscrição na 1ª opção”. A pesquisa de vagas pode ser feita por nome do município, instituição ou curso. Após selecionar a opção, basta clicar em “escolher este curso” para continuar.

4) Forma de concorrência

Nesta fase, você deverá indicar se irá participar do SiSU pelas vagas de ampla concorrência, pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) ou pelas políticas afirmativas das instituições. No caso das universidades e institutos federais, os estudantes de escola pública que se candidatarem às vagas reservadas serão divididos em grupo e subgrupos, conforme renda familiar e raça.

5) Confirmação

Se você for selecionado ou selecionada, uma tela com informações sobre o curso, modalidade escolhida e documentação para matrícula, será exibida. Confira os dados e se tudo estiver correto confirme sua escolha. Para escolher a segunda opção de curso, apenas repita os passos anteriores.

Atenção: algumas universidades definem notas mínimas para a inscrição de candidatos em determinados cursos. Se você se deparar com uma mensagem no sistema informando a impossibilidade de disputar determinada vaga pode ser devido a sua nota. Nesse caso, outras opções de curso devem aparecer.

6) Notas de corte

Durante o período de inscrição o sistema divulga as notas de corte parciais de cada curso. Assim, você pode mudar sua opção de curso, caso constate que sua nota não se encaixa em determinada opção.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo