Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Ato na USP lembra a luta nos anos de chumbo e repudia entusiastas da ditadura

01/04/2019 às 14:40, por Renata Bars.


O estudante Alexandre Vannucchi Leme, perseguido e morto pelos militares será homenageado

O dia primeiro de abril de 1964 ficou marcado pelo início da ditadura militar que mergulhou o Brasil no obscurantismo por nada menos que 21 anos. O símbolo desse momento foi o incêndio da sede da UNE na praia do Flamengo, no Rio de Janeiro. 55 anos depois, a entidade e o povo brasileiro se encontram em meio a um período de retrocesso com um governo que insiste em celebrar os anos de covardia militar. Contudo, a juventude resiste e promete construir um grande ato na tarde desta segunda-feira (01,4), na Universidade de São Paulo (USP).

Intitulado ”Para que nunca mais aconteça”, o ato relembra a luta do estudante de Geologia Alexandre Vanucchi Leme, morto pela ditadura. Membro da ALN, Alexandre foi preso e torturado por sua tentativa de reorganizar o Diretório Central dos Estudantes durante o período de maior censura do governo dos militares. É em sua homenagem que, desde a refundação do DCE, em 1976, a entidade carrega seu nome.

”Atos como esse mostram que a resistência dos estudantes está mais viva do que nunca. O movimento estudantil não arrega e está sempre presente para defender a democracia e dizer que ditadura nunca mais”, falou a presidenta da UNE Marianna Dias.

Para que nunca mais aconteça tem início às 17h30 no Vão de História e Geografia da FFLCH. Na página do evento publicada em uma rede social os estudantes convidam:

”Em um momento da conjuntura em que o presidente eleito exalta torturadores e se mostra disposto a perseguir politicamente seus adversários, homenagear Alexandre e todos os estudantes da universidade que pagaram com suas vidas por lutar pela liberdade e democracia é fundamental. Contamos com a presença de todos nessa data tão simbólica para dizer que não queremos a volta desses dias.”

SERVIÇO

O que? Homenagem a Alexandre Vannucchi: Para que nunca mais aconteça!
Quando? Dia 1 de abril, segunda-feira a partir das 17h30
Onde? Vão da História e Geografia da FFLCH (USP) – Cidade Universitária

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo