Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Abertas as inscrições de comissões e DCEs para o processo eleitoral do Conune

03/04/2019 às 11:05, por Renata Bars.


Estudantes de todas as universidades do país podem realizar o cadastro e escolher delegados que terão direito à voz e voto no Congresso

As inscrições  das comissões de estudantes e DCEs que irão escolher seus delegados para o próximo Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE)  já estão disponíveis a partir desta quarta-feira (3) no site congressoune.org.br.

Estudantes de todas as universidades do país podem participar elegendo delegados de acordo com as regras estipuladas no regimento do 57º Conune.

Os delegados são eleitos na proporção de um para cada mil estudantes matriculados regularmente, segundo o Censo 2017. Existem duas modalidades para a eleição de delegados: presencial ou ensino a distância.Nas universidades que possuem um Diretório Central dos Estudantes, os DCEs devidamente cadastrados no 66º Coneg da UNE são os responsáveis por organizar o processo eleitoral.Nas universidades que não possuem DCE ou que ele está sem credenciamento, pode ser  criada uma comissão de 10 estudantes.

O prazo para inscrição da comissão ou DCE termina no dia 26 de abril.

Confira aqui o regimento: Regimento-Aprovado-do-57º-CONUNE

O QUE FAZ UM DELEGADO?

O delegado é o estudante escolhido em sua universidade por meio de uma eleição organizada pelo DCE ou uma Comissão de 10 estudantes, com votação direta em urna. São eles que levam ao Congresso os problemas, soluções e experiências das universidades Brasil afora, sejam elas particulares, federais, estaduais ou comunitárias. Durante o Conune, os delegados debatem e aprovam as resoluções que irão orientar a atuação da próxima gestão da entidade bem como eleger a diretoria da UNE para o próximo mandato de dois anos.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo