Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

18º CLAE termina com a participação de quase 5 mil estudantes

27/05/2019 às 17:40, por Renata Bars.


Congresso Latino-Americano e Caribenho foi realizado em Caracas, na Venezuela

Terminou no último sábado (25) o Congresso Latino-Americano e Caribenho de Estudantes, realizado em Caracas, na Venezuela, com a participação de aproximadamente 5 mil jovens de toda a América Latina. Com o lema “Unidade, luta anti-imperialista e educação emancipadora” esta foi a 18ª edição do evento. No fórum foram eleitos novos diretores para a Organização Caribenha e Latino-americana de Estudantes (OCLAE), criada em 1966, como iniciativa de 25 países da região.

O presidente venezuelano Nicolás Maduro participou do ato de encerramento e falou aos estudantes sobre as perspectivas de futuro no continente.

‘’Nossa América Latina sempre foi rebelde, corajosa. Sessenta anos depois, estamos em Caracas vivendo um momento de resistência, vivo, ativo, da Revolução Bolivariana. Tenho certeza de que não haverá traição nem derrota. O que vem é progresso, vitória dos movimentos populares, movimentos estudantis, grandes avanços. É outro momento histórico “, disse ele.

Para o tesoureiro da UEE-SP Peter Lucas, presente no evento, o que se destacou nos cinco dias de debates e programações foi a integração e esperança para o povo.

”No Brasil não é todo dia que a gente respira América Latina, e desde o primeiro momento em que cheguei na Venezuela foi assim. Sem esse sentimento não dá para entender a importância de uma entidade como a Oclae e de uma conferência como essa. Ver vários estudantes se reunindo para debater a América Latina num país ameaçado por forças externas como está acontecendo na Venezuela foi muito forte” explicou.

A participação dos estudantes secundaristas também chamou atenção do brasileiro.

”Estudantes muito jovens, do ensino fundamental, já são líderes de bancada e fazem falas nos eventos. É surpreendente o engajamento deles”, contou.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo