Nota de repúdio às agressões na Câmara dos Deputados

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) repudiam a agressão violenta com empurrões e gás pimenta sofrida nesta quarta-feira (10/6) por estudantes durante manifestação legítima na Câmara dos Deputados, dentro do plenário da Comissão Especial que analisa a redução da maioridade penal.

Veja aqui as fotos do ataque aos estudantes na Câmara dos Deputados.

O cenário de caos imposto pela Polícia Legislativa — com diretores das duas entidades sendo agredidos e passando mal por causa do gás de pimenta — reflete a atitude do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que tem utilizado da truculência e do achaque para impor os seus interesses em uma agenda conservadora que busca acabar com os direitos da juventude e dos trabalhadores.

Temos a certeza de que a redução da idade penal é um atraso para o país, assim como a terceirização dos trabalhadores e a contrarreforma política -todas propostas reacionárias capitaneadas por Eduardo Cunha. A UNE e a UBES defendem que a redução não é a solução para a questão da segurança pública no país. Nossos jovens precisam de mais escolas e menos cadeias. Nossos jovens querem viver.

Nós, estudantes de todo o Brasil, continuaremos acampados na Esplanada dos Ministérios contra a redução da maioridade penal e contra o ajuste fiscal com cortes profundos na educação brasileira empreendidos pelo ministro da Fazenda, Joaquim “Mãos-de-Tesoura” Levy. Para a UNE e para a UBES, o mais importante neste momento é garantir a continuidade dos avanços, com mais investimentos e desenvolvimento.

Convocamos todas as juventudes, movimentos sociais, coletivos, grupos, organizações e redes para juntos barrarmos o retrocesso.

A luta continua.

‪#‎nãopassarão‬ ‪#‎reduçãoéroubada‬ ‪#‎contraoretrocesso‬