Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

DCE – o que é um diretório central dos estudantes

Você já deve ter ouvido na sua faculdade sobre o DCE (Diretório Central dos Estudantes) mas você sabe o que é um DCE, como ele funciona e qual a diferença entre ele e um CA? São esses pontos que vamos te explicar neste artigo.

Para começo de explicação, o DCE congrega vários CA’s (Centros Acadêmicos). O DCE portanto é a entidade representativa de todos os estudantes da universidade em que ele está alocado. Dessa forma se propõe a ser um espaço sujeito a disputas democráticas no campo dos interesses da categoria dos estudantes.

O papel tanto do DCE quanto dos CA’s é estudar; discutir, definir e lutar pelos interesses do conjunto dos estudantes dentro da Universidade em que se encontra. Sendo assim preza pela saúde da Universidade e a qualidade do ensino.

O que é um Centro Acadêmico

É uma entidade que representa todos os estudantes de um curso. Para tanto ele deve manter um canal direto e permanente de contato com seus estudantes. Dessa forma, realizando discussões, debates, palestras e reuniões de forma democrática e aberta a todos que quiserem participar.

Para que serve o DCE  e como ele age?

A entidade DCE é responsável por representar o corpo discente na reitoria e nos governos. Assim, levando reivindicações, propostas e ideias da categoria. É função do DCE promover a integração dos alunos da universidade, pondo em contato ideias, trabalhos, pessoas e experiências de todo o universo estudantil. O DCE deve ser um espaço aberto a ideias, pessoas, trabalhos e experiências, a fim de criar projetos e eventos que congregue toda a heterogeneidade que é uma universidade.

Qual a função do DCE?

Através do DCE os estudantes podem garantir com mais força seus direitos, cobrar qualidade do ensino, no caso de universidades particulares podem cobrar por mensalidades justas, e também, pelo respeito à classe estudantil. Por fim, o DCE é um espaço de luta pela democracia e pela construção de uma sociedade mais crítica e consciente.

 

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo