Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

PLENÁRIA FINAL DO CONEG CONVOCA 54º CONGRESSO DA UNE

Terminou no começo da noite do último domingo (22/3), no auditório da Uninove, em São Paulo, o 63º Conselho Nacional das Entidades de Base (Coneg) com a chamada para o 54º Congresso da UNE (Conune). “Está convocado o Congresso do maior movimento estudantil da América Latina”, declarou a presidenta da UNE, Vic Barros, encerrando a plenária final.

Participaram do encontro cerca de 700 jovens representando 495 entidades estudantis de todo o país, fazendo deste o maior Coneg eleitoral da história recente da UNE. Durante três dias, centenas de estudantes participaram de debates sobre a conjuntura econômica e política, educação, crise internacional, trabalho, e a situação das universidades no país.

Na plenária final do Coneg, os estudantes votaram e aprovaram o regimento do 54º Congresso da UNE e a “Carta Honestino Guimarães”, com as diretrizes políticas da convocação para o Conune. Foi aprovada também os 50 nomes que vão compor a Comissão Nacional de Eleição, Credenciamento e Organização (Cneco), que será a responsável pelo processo eleitoral.

O 54º Congresso da UNE será realizado entre os dias 3 e 7 de junho em sede ainda a ser definida entre as cidades de Brasília ou Belo Horizonte ou Goiânia. No dia 30 de março começará, em todas as instituições de ensino superior do país, a eleição dos delegados que participarão do Conune.

Os delegados são estudantes eleitos de forma direta para representar as suas universidades durante o Congresso. Segundo o regimento aprovado, será eleito um delegado a cada mil estudantes matriculados na instituição de ensino. Em uma universidade com 10 mil estudantes, por exemplo, serão eleitos 10 delegados.

> Baixe aqui o regimento do 54º Congreso da UNE
> Leia qui a “Carta Honestino Guimarães”, que convoca o 54 Conune

EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E DA DEMOCRACIA, POR MAIS DIREITOS!

Os últimos dois anos foram marcados por conquistas históricas do movimento estudantil brasileiro. A vinculação de 50% do Fundo Social do Pré-Sal e 75% dos royalties do petróleo para a educação e a aprovação do novo Plano Nacional de Educação com o investimento de 10% do PIB no setor firmaram as bases para um salto de qualidade da educação brasileira.

O 54º Congresso da UNE acontecerá em um momento em que os estudantes precisam estar atentos e mobilizados para impedir que estes avanços sejam prejudicados por ajustes fiscais e discursos de setores conservadores contrários aos avanços sociais.

Outra ameaça é o risco de privatização da Petrobras. Os estudantes defendem que todos os casos de corrupção seja apurados e os envolvidos punidos. Mas alertam para o fato de que a instabilidade política gerada pelos meios de comunicação não pode alimentar o discurso privatista de uma das principais empresas do país.

> Leia qui a “Carta Honestino Guimarães”, que convoca o 54 Conune

A presidenta da UNE, Vic Barros, acredita que a defesa destes avanços deverá ser tarefa do movimento estudantil nestes próximos meses até o Conune. “Todos os estudantes precisam lutar unidos contra os cortes na educação e por cada vez mais direitos”, declarou Vic.

Já o vice-presidente da UNE, Mitã Chalfun, enxerga neste momento de aumento da opinião conservadora no Brasil uma oportunidade de mobilização da juventude. “Os jovens, nas cidades e nos campos, devem ir para as ruas disputar espaço da sociedade brasileira. Este Congresso da UNE será em defesa da democracia e dos direitos dos estudantes e da juventude brasileira”, disse.

SOBRE O CONUNE

O Conune é o maior encontro político do movimento estudantil da América Latina. Durante cinco dias, estudantes de todo o Brasil participam de atividades, grupos de trabalhos, fóruns e debates sobre os mais variados temas da atualidade.

O fórum tem ainda como objetivo eleger uma nova diretoria, além de discutir e deliberar as diretrizes políticas que guiarão as ações da UNE no próximo biênio. A participação no Congresso é aberta a todo os estudantes do país.

INSCRIÇÃO

Os estudantes devem se inscrever no site da UNE ou presencialmente ao início do Congresso. Entre os dias 10 e 30 de abril, a taxa de inscrição será de R$ 60. A partir do dia 1o de maio, a taxa passa a ser de R$ 150.

Aqueles que possuem bolsa do ProUni ou de sua instituição de ensino, que são cotistas ou que participam do programa Fies estão isentos do pagamento da taxa de inscrição. Estes estudantes devem realizar a sua inscrição até o dia 23 de maio de 2015 e comprovar o seu vínculo no ato do cadastro.

A inscrição dá direito a uma credencial, alojamento, translado, participação e alimentação, no entanto, não dá direito ao transporte da cidade de origem ao município em que será realizado o Congresso.

> Baixe aqui o regimento do 54º Congreso da UNE
> Leia qui a “Carta Honestino Guimarães”, que convoca o 54 Conune

 

DA REDAÇÃO

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo