Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

‘’EU SÓ QUERO CONHECER O SHOPPING’’

Em meio à polêmica envolvendo a manifestação de jovens chamada ‘’rolezinho’’, um documentário que está sendo divulgado nas redes, realizado em 2008, mostra que o preconceito e a luta de classes ainda permanecem arraigados em nossa sociedade.

‘’Hiato’’,de Vladimir Seixas, registra o que pode ser considerado o primeiro “rolezinho”. Em 2000, um grupo de sem teto e moradores de favelas cariocas entrou em um famoso shopping da zona sul carioca para conhecer o local. 

“Quando chegamos no shopping, a polícia já estava de cassetete na mão e o pessoal [lojistas] já estava fechando as portas”, afirmou uma das manifestantes, Elizabeth da Silva, no filme.

A truculência relatada pelos manifestantes no vídeo em nada se difere do que vemos hoje, 14 anos depois. Quando um grupo de garotos e garotas da periferia paulista decide se divertir em um centro comercial privado, porém aberto ao público, o que fica evidente é que a segregação racial, sócio-econômica e cultural ainda existe no Brasil e deve ser enfrentada.

Assim como o filme, os rolezinhos nos convidam a pensar sobre o problema secular da exclusão social no país.

Em Hiato, sabiamente uma manifestante questiona ‘’ dizem que o Brasil é livre, que existe liberdade, pra quem?’’

Confira:

Da Redação

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo