Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

ENCONTRO CRIA ESPAÇO LATINO-AMERICANO E CARIBENHO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Durante os dias 25 e 26/11, realizou-se o Encontro de Instituições e Responsáveis de Educação Superior da América Latina e Caribe na Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no campus Pampulha, em Belo Horizonte. Na reunião, dirigentes de instituições formalizaram a criação de um Espaço Latino-americano e Caribenho de Educação Superior e a Associação dos Conselhos de Reitores de Universidades da América Latina e do Caribe (Acrulac), órgão de representação dos reitores de toda a região. 

Apesar de estarem confirmados para irem à atividade, os Ministérios da Educação do Brasil e da Argentina não puderam estar presentes. Porém, enviaram uma nota pública apoiando a construção do espaço. Há pelo menos cinco anos, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Organização Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes (Oclae) constroem essa articulação. 

Para o Secretário executivo da Oclae, Mateus Fiorentini, o espaço é uma conquista muito importante. “É uma maneira de inserir a universidade no processo de integração da América Latina cumprindo com seu caráter estratégico, com o objetivo de fazer do continente uma região independente do ponto de vista científico tecnológico e da produção de seu conhecimento”.

Outras conquistas

O Espaço Latino-americano e Caribenho de Educação Superior está vinculado à construção da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).  A Oclae foi uma das organizações que convocou o encontro na UFMG e estará no grupo coordenador do Espacio Latinoamericano y Caribeño de Educación Superior (Elaces).

O próximo passo para consolidação do Elaces ocorrerá durante a próxima cúpula de presidentes da Celac, em janeiro de 2014 em Cuba, onde este será referendado.

Confira os participantes do encontro

Redes universitárias:
Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM)
Conselho Superior Universitário Centro americano (CSUCA)
União de Universidades do Caribe (UNICA)
União de Universidades da América Latina (UDUAL)
 
Conselhos de Reitores:
Conselho Interuniversitário Nacional – Argentina (Cin)
Andifes (Brasil)
Conselho Nacional de Universidades – Nicaragua (CNU)
Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB)
Associação Brasileira de Universidades Estaduais (ABRUEN)
 
Orgãos governamentais:
Ministerio de Educação do Uruguai
Assessoria de relações internacionais do MEC – Brasil
Ministério de Educação Superior de Cuba
UNESCO (através do IESALC – Instituto Internacional da UNESCO para Educação Superior na América Latins e o Caribe)
Representada pela sua presidencia pró-tempore (CELAC)
 
Movimentos sociais:
OCLAE
UNE
 
Além de reitores de várias universidades do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Nicaragua, Guatemala, Jamaica, México, entre outros.

Da Redação
Pular para o Conteúdo Pular para o Topo