Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

UNE QUESTIONA ATRASOS NAS BOLSAS DOS ESTUDANTES DE TODO O BRASIL

Depois de vários casos relatando atrasos no pagamento das bolsas de pesquisa, extensão e monitoria nas universidades do Brasil todo, a UNE lança nota repudiando o descaso do MEC com os estudantes.  Leia na íntegra:

UNE QUESTIONA ATRASO NAS BOLSAS DOS ESTUDANTES

A União Nacional dos Estudantes (UNE), entidade máxima de representação estudantil no Brasil, vem por meio dessa nota questionar os recentes atrasos de bolsas estudantis relatados recentemente por estudantes de todo o país. A universidade brasileira passou por um grande processo de mudanças na última década, que entendemos como positivo, mas ainda não estão totalmente consolidadas. Após aumento considerável de vagas e com objetivo de democratizar do acesso via o ENEM e a Lei de Cotas, a histórica demanda por mais assistência estudantil passa a ser um imperativo para estes jovens que estão ingressando agora no ensino superior. A realidade é que sem uma política séria de permanência eles não conseguirão completar a sua formação acadêmica.

Após muita luta, foi criado o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que é uma verba exclusiva para garantir a permanência dos estudantes. Entretanto, os recursos destinados ainda são insuficientes. Hoje, inúmeros estudantes Brasil afora participam de projetos de pesquisa, projetos de extensão, projetos de monitoria, entre outros, que consolidam a formação acadêmica, intelectual e aumentam o diálogo entre universidade e sociedade. Exigimos seriedade do MEC e o repasse pontual das verbas referentes a toda espécie de bolsas, sem atrasos. Assistência estudantil não é favor e deve ser tratada com seriedade e transparência. A Universidade passa por novos desafios, e devemos estar aptos a enfrentá-los.

Assim, EXIGIMOS o cumprimento do calendário em relação a todo e qualquer tipo de bolsa e também seu reajuste anual, por parte do MEC e reitorias. Reiteramos aqui a nossa luta pela ampliação do fundo do Pnaes, buscando a construção de bandejão e moradias em todas as instituições do país, consolidando a permanência, com qualidade, do estudante na universidade.

União Nacional dos Estudantes – UNE
21 de outubro de 2013

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo