Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

ARTE DEGRAU EM HOMENAGEM A HONESTINO

Nesta sexta-feira (25/10) em Brasília acontece uma edição especial do projeto Arte Degrau em homenagem ao estudante da UnB que se tornou símbolo da luta contra a ditadura e a opressão, no mês em que se completam 40 anos do seu desaparecimento.

A programação inclui apresentações musicais, intervenções poéticas, apresentações teatrais, exibição de curtas-metragens, entre outras manifestações culturais, protagonizados por Arsenal do Gueto, Coletivo Palavra, Coletivo Rodamoinho, Cultura de Classe, GOG, Marina Mara, Markão Aborígene, Máximo Mansur, Museu da Música, Nicolas Behr, Radicais Livres S/A e Teatro da Sacola.

Às 18 horas serão realizadas intervenções na Rodoviária do Plano Piloto, convidando a população a participar da atividade. Na Praça dos Três Poderes, a programação terá início às 19 horas com o projeto Cinema pela Justiça, apresentando os curtas-metragens “Arquivo Honestino Guimarães” de Paula Damasceno (2007, 16 min) e “Hino à Rua” do Coletivo Baderna Midiática (2013, 11 min).

Realizado na praça mais importante do país, o evento integra o conjunto de ações denominado “Honestino: 40 anos sem respostas”, promovido por familiares e pelo Comitê pela Verdade, Memória e Justiça do DF (CVMJ-DF) com o objetivo de homenagear Honestino e de estabelecer conexões entre as lutas do passado e do presente por democracia, liberdade e justiça social.

Uma das ações de maior desataque consiste na campanha “Trilhas de Honestino” que busca levantar e reunir relatos, informações e acervos sobre Honestino e fortalecer a luta por Verdade, Memória e Justiça no Brasil. A campanha está sendo realizada prioritariamente nas redes sociais, podendo ser encontrada no facebook e no twitter (#trilhasdehonestino).

Familiares de Honestino estão dispostos a conceder perdão às pessoas que, enquanto agentes da ditadura, estiveram envolvidas no sequestro, na tortura, na morte e/ou no desaparecimento de Honestino, com a condição de que essas pessoas revelem os fatos sobre os quais têm conhecimento à família. Saiba mais em honestinoguimaraes.wordpress.com  

Serviço:

Data: 25/10, sexta-feira

Horário: A partir das 19 horas

Local: Praça dos Três Poderes (em caso de chuva, o evento será realizado dentro do Panteão da Pátria)

Entrada Franca

Realização: Centro Cultural Três Poderes | Comitê pela Verdade, Memória e Justiça do DF

Parceria: Balaio Café | Casa Agostinho da Silva

Apoio: Administração Regional de Brasília | Universidade de Brasília

Da Campanha #trilhasdehonestino

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo