Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

UNE PARTICIPA DA SEMANA DA JUVENTUDE NO AMAPÁ

Representantes do movimento estudantil e de grupos sociais nacionais abriram a programação nesta quinta-feira, (15/8), da I Semana Estadual da Juventude, da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) em Macapá.

Durante o dia a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Virgínia Barros, profere uma palestra sobre Movimento Estudantil e seus novos desafios. A UNE representa milhões de universitários brasileiros, e tem extensões em todo o território nacional. No Amapá é representada pela acadêmica do curso de Filosofia da Ueap, Iane Almeida.

Vic vai falar sobre bandeiras de luta UNE, o combate à desnacionalização do ensino privado no País, a ampliação da mobilização pela destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, a luta pela aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), e a vitória recém-alcançada da destinação de 75% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação pública.

Durante o dia ocorre ainda a palestra do ex-conselheiro do Conselho Estadual de Política sobre Drogas de Pernambuco (CEPAD), Flávio Campos Neto.

À noite, a partir das 18h30, a discussão será sobre o tema Maioridade Penal. Debatem o assunto: o secretário de Estado da Juventude do Amapá, Alex Nazaré, a presidenta da UNE, professores e cientistas políticos da área e representantes da Vara da Infância e Adolescência.

A participação nos eventos da I Semana Estadual da Juventude é gratuita e vai até o dia 17/08.

Com informações de Keila Gibson/Ueap

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo