Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

3º ENCONTRO NACIONAL DE PROUNISTAS DEBATE APERFEIÇOAMENTO DO PROGRAMA

Em meio às diversas atividades que serão realizadas durante o 53º Congresso da UNE, em Goiânia, o 3º Encontro Nacional de Cotistas e Prounistas será um dos destaques. Bolsistas de todo país estarão reunidos para discutir as melhorias e benefícios do programa que hoje atende mais de 1 milhão de estudantes no Brasil.

A segunda edição do encontro, realizada em 2011, também na capital goiana, durante o 52º Conune, teve a participação do ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva e do ex- ministro da Educação e hoje prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

Na ocasião, Lula criticou os setores da elite que, segundo ele, não estão acostumados com o aumento do poder aquisitivo da população mais carente e a ascensão social de grupos até então excluídos. “São setores que acham que os filhos dos trabalhadores devem no máximo chegar ao segundo grau, que filho de pobre não tem direito de cursar medicina”, declarou.

Este ano são esperadas as participações da presidenta Dilma Roussef e do ministro Aloizio Mercadante, além do presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do ProUni (Conap), Valmor Bolan.

Segundo Valmor, o evento é de extrema importância pois permite que sejam debatidas maneiras de aperfeiçoar o ProUni . “Ainda há muito que se fazer. A implantação de uma bolsa-transporte e uma bolsa didática de forma que o estudante possa adquirir sem dificuldades as ferramentas para o seu estudo são temas a ser discutidos com os jovens que vivem essas dificuldades no dia a dia’’, contou.

O estudante de administração da Universidade Nove de Julho, Jonathan Silva, confirma a fala do presidente da CONAP. ‘’Sou prounista e acredito que a permanência do bolsista na universidade ainda é o grande desafio. Os altos custos de passagem, alimentação e apostilas contribuem para a evasão’’, explicou.

 “A UNE protagoniza o debate sobre o ProUni desde sua implantação, no ano de 2005, e continua desempenhando papel fundamental no apontamento de diretrizes para manutenção e aperfeiçoamento do programa”, aponta o presidente da entidade, Daniel Iliescu.

O encontro acontecerá dia 31 de maio, sexta-feira, às10h, no Centro de Convenções de Goiânia. A programação terá como focos principais a criação de um plano de assistência estudantil que garanta restaurantes e moradias universitárias, além da construção de um programa de bolsas de permanência.

 Renata Bars

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo