Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

SANTA CATARINA EM AÇÃO: REGIÃO SUL CONVOCA MAIS UMA JORNADA DE LUTAS

 A Jornada de Lutas da Juventude Brasileira está acabando Santa Catarina será um dos seus últimos trajetos. A maior manifestação do estado ocorrerá na próxima quarta-feira, 17 de abril, em Chapecó. A concentração será às 9 horas, na praça central Coronel Ernesto Bertaso.

As entidades  já haviam realizado uma reunião no último dia 3 de abril, na sede da União Catarinense dos Estudantes (UCE), para construir um calendário e discutir as bandeiras defendidas pelos movimentos. Juventude do PSOL (corrente MAIS), MST, EPS, PDT, UBES, UBE, UCE e UJS são alguns dos organizadores.

Serão defendidas pautas nacionais como o investimento de 10% do PIB, 100% da verba dos royalties do petróleo e 50% do fundo social do Pré-sal no setor da educação. As bandeiras locais são lutas históricas do movimento estudantil, como a defesa da Universidade Regional de Blumenau (FURB) ser Federal e contra o bloqueio do Cartão de Estudante fora do horário de aula.

O Presidente da União Catarinense dos Estudantes (UCE), Dérique Hohn, acredita que a Jornada de Lutas trará à tona as bandeiras defendidas atualmente. “É importante unir as juventudes em torno de uma pauta comum e mostrar as reivindicações que beneficiarão a todos”, comentou.

Vale ressaltar que na noite desta segunda-feira (15) ocorrerá a Grande Plenária da Jornada de Lutas, na Câmara dos Vereadores de Chapecó, às 19h. No dia 6 do próximo mês, às 10h da manhã, acontecerá uma reunião na sede da UCE em Florianópolis.

Mais Jornadas em Santa Catarina

Outras cidades também convocarão suas Jornadas de Luta na região. Em Blumenau, nos dias 20, 21, 22 e 23 de abril, ocorrerá o Seminário de Educação da UBE. Já no dia 25 acontecerá uma passeata em defesa de uma Furb Federal e contra o sucateamento da educação catarinense.

Natália Vaquelli

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo