Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

61º CONEG DA UNE APROVA MOÇÃO PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA

O 61º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG da UNE) terminou suas atividades neste domingo (10/3) reforçando a luta pela educação de qualidade, pela unidade dos movimentos sociais e pela democratização dos meios de comunicação. Nesse sentido, os estudantes aprovaram documentos que nortearão os passos da entidade para o próximo período.

Seis moções de apoio foram aprovadas. A primeira delas manifesta a solidariedade da juventude brasileira com o povo venezuelano pelo falecimento do Presidente Hugo Chávez. Antecedendo a plenária, um ato político prestou uma grande homenagem que se iniciou com um minuto de silêncio.

A segunda traz o apoio dos estudantes ao projeto de iniciativa popular por um novo marco regulatório para a mídia. “A UNE se soma aos movimentos e fóruns a favor da regulamentação e democratização da mídia no país e convoca todos os estudantes a se mobilizarem por um Projeto de Lei de iniciativa popular que defina um novo e democrático o marco regulatório para a mídia brasileira. Unidos, alcançaremos mais esta vitória para democracia”, diz trecho do texto.

Outro importante documento aprovado durante a plenária foi a moção pela construção de espaços públicos de cultura e lazer para a juventude. Ao afirmar que o acesso ao direito de lazer e da diversão tem ficado nas mãos do mercado, o texto relembra a tragédia da boate Kiss ocorrida na cidade de Santa Maria, onde mais de 240 jovens perderam suas vidas. Conforme o documento ‘’a União Nacional dos Estudantes, defende que o Estado cumpra seu dever, não apenas de fiscalizar os espaços privados, mas de construir espaços públicos de cultura e lazer para a juventude’’.

Também foram aprovadas moções de repúdio à recente nomeação do pastor Marcos Feliciano para presidência da Comissão de Direitos Humanos do país, ao Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (PIMESP), medida que impõe um college pré-universitário apenas para os estudantes cotistas, e aos recentes episódios de violência da policia militar do estado de Mato Grosso contra os estudantes.

Para conferir os documentos na íntegra, baixe aqui:

MOÇÕES_CONEG

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo