Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

EXTENSÃO UNIVERSITÁTIA: PROGRAMA VER-SUS PROPORCIONA VIVÊNCIA DE ESTUDANTES NO SUS

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes de todo o Brasil  vivências do Sistema único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde (MS) em parceria com a UNE e com a Rede Unida, lançou, no último dia 09 de novembro, durante o 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, o novo VER-SUS Brasil.

O programa pretende levar, em 2012, cinco mil estudantes de diferentes áreas de graduação (não somente a de saúde) de todo o país para participar do cotidiano do SUS em diversos municípios do Brasil e aprender sobre: financiamento, estratégias de controle e auditoria, formulação de políticas técnicas, ordenamento do trabalho e da rede assistencial, interpretação demográfica e epidemiológica e a descentralização da gestão, além da compreensão das diferentes esferas de gestão e o exercício do controle social sobre o setor saúde.

Ao organizar os alunos em grupos multiprofissionais, o MS pretende garantir uma experiência integrada dos diversos setores do SUS, fugindo do isolamento de estágios restritos às áreas vinculadas ao exercício de cada profissão.

“É uma iniciativa que aumenta os espaços de contato e provoca o crescimento contínuo. Com certeza vai provocar mudanças nas graduações, vai estimular um maior apoio à extensão, vai impulsionar a participação popular e fomentar que a crítica e a discussão sobre a prática façam parte do dia-a-dia dos serviços e também estimule novas formas de pensar nas universidades”, disse o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Educação, Hêider Aurélio Pinto.

Para os estudantes, a novidade está sendo muito comemorada como uma forma de qualificar a formação e ampliar os debates realizados em sala de aula. “O movimento estudantil luta pela melhoria da educação, mas a extensão sempre fica em último lugar. Se a universidade quer transformar, precisa estar perto da comunidade e isso acontece por meio da  extensão. Com o VER-SUS, vamos garantir o contato com a vida real e ampliar as discussões para melhorar a qualidade da saúde pública”, explicou a vice-presidente nacional da UNE, Clarissa Alves de Cunha, que presente no ato de lançamento do programa Clarissa Alves de Cunha .

As inscrições vão até o dia 10 de janeiro

O projeto não se destina exclusivamente aos estudantes de graduações da área da saúde, qualquer estudante universitário pode participar dessa experiência de vivência no cotidiano do SUS, basta realizar a inscrição pelo site até o dia 10 de janeiro.

INSCREVA-SE JÁ!

VER-SUS Brasil

Site: http://versus.otics.org/versus#oquee

As inscrições ficarão abertas até o dia 10 de janeiro de 2012.

Da Redação

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo